Top

Intolerância a Lactose

Intolerância a Lactose

Você sente dor ou desconforto após consumir leite ou algum dos seus derivados?

 

Se a resposta for sim, você pode ter intolerância à lactose.

Também conhecida como deficiência da lactase, se trata de uma incapacidade do corpo em digerir o açúcar encontrado no leite e em seus derivados.

Para falar sobre o assunto convidei a Nutricionista e Professora da Universidade Positivo Thais Mezzomo, que explicou tudo sobre a intolerância a lactose.

 

Você pode ouvir a entrevista completa no site da Rádio Mais 

 

 

Os sintomas muitas vezes se confundem e é importante ficar atento também ao tempo de ocorrência, que pode ser de até duas horas após a ingestão de alimentos que tenham a lactose. Os principais sintomas são: dores abdominais, inchaço, náusea, vômito e diarreia.

 

 

Tipos

Existem três tipos de intolerância à lactose. Conheça:

Intolerância à lactose primária, resultado do envelhecimento. É comum em pessoas de idade mais avançada

Intolerância à lactose secundária, resultado de alguma doença ou ferimento

Intolerância à lactose congênita, quando a pessoa já nasceu com o problema.

 

 

 

Causas

A intolerância à lactose acontece como consequência de um outro problema: a deficiência de lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária da enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.

A presença de lactose no organismo se dá por meio da ingestão de leite e seus derivados.

 

 

 

Intolerância alimentar e alergias; qual a diferença?

Crianças se tornavam adultos comendo biscoitos e tomando leite, sem qualquer restrição. Mas, de uns anos para cá, parece que a população com alergia ao glúten e com intolerância à lactose multiplicou-se exponencialmente. Não se sabe se como causa ou consequência disso, a indústria alimentícia encheu as prateleiras dos mercados com produtos sem glúten e sem lactose, que ganharam sessões e gôndolas especiais nos pontos de venda. Mas os especialistas alertam para as diferenças entre alergia e intolerância alimentar.

Não sofra, diversifique sua dieta

Cesta com diversas verduras e legumes, que pessoas com intolerância à lactose podem consumir tranquilamente

O cardápio de quem sofre com o distúrbio digestivo ligado ao déficit de lactase no organismo, pode ser incrementado com a adoção de frutas, verduras e legumes. Além de sucos diversos, carnes vermelhas, frango e peixes.

 

Carol
No Comments

Post a Comment